Sapatos sobre a margem do Danúbio

Sempre que vou falar de Budapeste começo dizendo que essa é uma cidade que exala história por toda parte. Alguns países se deram mal na segunda guerra mundial, mas a Hungria se deu MUITO mal. A sua aliança com a Alemanha custou a morte de 40% de sua população, milhares de judeus foram mandados para campos de concentração e as belas e ricas cidades que compunham o país viraram destroços. Como se isso não fosse triste o suficiente, com o fim da guerra o mundo foi dividido e a Hungria passou para o domínio soviético causando mais um período negro de repressão, prisões, mortes e muito pânico. Sentiu um friozinho na barriga também? Então, em Budapeste há muitos monumentos, museus e homenagens pra essa gente que foi covardemente perseguida e morta por muitos anos, como por exemplo o memorial “Sapatos sobre a margem do Danúbio“.

21377349178_262e712090_o

O rio Danúbio corta a cidade e em um ponto de sua margem pode-se observar vários sapatos feitos em bronze rodeados de flores e velas. Os sapatos são feitos de bronze e seu donos nunca voltarão.

Trata-se de um memorial, em homenagem aos judeus húngaros executados pelo governo fascista durante a segunda guerra mundial. No outono de 1944, o partido húngaro fascista executou diversos judeus, entre eles crianças e mulheres, e também oponentes ao governo. Os judeus era alinhados na beira do Danúbio, baleados e seus corpos eram jogados no rio. Antes, removiam seus sapatos, já que este item eram valioso na época. Clicando aqui, é possível ter uma vista panorâmica do monumento.

22212151551_79049af6f8_o
Não é incomum encontrar homenagens, como flores dentro dos sapatos

Vale a pena a visita, a gente se sente mais humano, sabe? Se põe mais no lugar do outro, vê, sente e toca a história que a gente aprendeu no colégio e nota que ela é consegue ser ainda mais dura… Emocionante.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s